sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Vamos escolher o nosso RIO?



Ao tomarmos conhecimento do lançamento do Edital para a demolição da Perimetral, resolvemos enviar este email para divulgar uma proposta , por nós desenvolvida, que tem como premissa a reinserção urbana do elevado, trazendo assim à tona as inúmeras vantagens que a cidade pode obter com toda essa infra-estrutura já existente. A intervenção da Perimetral está baseada em uma reformulação total do elevado, inclusive do seu uso, servindo agora como um grande eixo de transporte de massa contando com ligações intermodais entre barcas, ônibus e até aeroportos…


 A partir de um  conceito, criado em um workshop coletivo na nossa turma da FAU-UFRJ,  e posteriormente desenvolvido por nós, PEDRO TOLEDO, SERGIO CURRIÇA e VITOR DAMASCENO, orientados pelos professores  Ivete Farah, Alexandre Pessoa, Cristóvão Duarte, e Guilherme Lassance, propõe-se  a simultânea “demolição e não-demolição” do elevado. Não demolir por completo, eliminando somente o tabuleiro onde ficam as pistas de automóveis, mas preservando pilares, acessos e vigas, criando assim um novo espaço para a cidade.

                Esta estrutura abrigaria então um  monorail (numa tecnologia já existente e ora em licitação em São Paulo) que iria do Aeroporto Santos Dumont ao Galeão, com paradas estratégicas no percurso, viabilizando assim o atual projeto da linha 5 do metro e invertendo a lógica de privilégio do transporte individual da Perimetral, além da criação de parques lineares suspensos em pontos específicos.

                O custo estimado para a implantação do mono-rail equivale ao custo previsto somente para a demolição do elevado. Trata-se de uma solução técnica e economicamente viável e, sobretudo, ambientalmente responsável, já que prioriza a utilização de um transporte sobre trilhos (não poluente) e aposta na redução da presença do transporte individual no centro da cidade. 


A nova perimetral, como gostamos de chamar, seria então uma bandeira da mudança, transformando a cidade que queremos, onde ao invés de destruirmos o existente, trabalhamos para melhorá-lo, de forma a trazer benefícios para a cidade como um todo.


Pedro Toledo, Sergio Curriça e Vitor Damasceno.


1 comentário:

  1. O povo do Rio de Janeiro, que será "tungado" de uma via feia mas ainda eficaz de seu caótico sistema viário, está totalmente desinformado a respeito da demolição e os que ainda tem alguma informação, estão sendo enganados, ao acreditarem que por ser feio o elevado deve ser destruído e, ainda assim à custos não informados ou apenas sugeridos com verdadeiros números bailarinos! Fico imaginando a tristeza de quem fez este post, sobre um assunto tão vital pra nossas cidade e não havia até então obtido um único comentário! Eu mesmo até uns 15 dias atrás, não havia tomado consciência da eminência do desastre! POR FAVOR, NÃO ABANDONEM O ASSUNTO, AINDA HÁ TEMPO, PARA QUE FAÇAMOS ALGUMA COISA CONCRETA PARA CONTRA PROPOR AO "SONHO DO PORTO MARAVILHA" DO PREFEITO QUE INCLUI O PESADELO DA DEMOLIÇÃO PARA TODOS OS CARIOCAS DO MUNDO INTEIRO!

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