O Rio de Janeiro é uma cidade que tem alguns problemas de infra-estrutura, tais como grandes engarrafamentos e um fraco sistema de transportes público, tudo isso somado ao fenômeno de abandono de áreas urbanas, como é o caso do porto, que é extremamente subutilizado. Sendo assim, a ideia do projeto é realizar uma intervenção completa no elevado da Perimetral. Com essa “reformulação” podemos atrair uma nova dinâmica urbana para a área, com novos pontos de interesse.
Pensando nisso, trabalhamos com a completa reinvenção da Perimetral, tirando vantagens da infra-estrutura existente, criando uma nova configuração de cidade. Para isso removemos o”tabuleiro” que suporta as pistas de rolagem, e aproveitamos todo o resto da estrutura existente.
A nova Perimetral vem para favorecer os transportes públicos, com a instalação de um monotrilho, usando assim uma tecnologia mais limpa para se deslocar na cidade. O monotrilho vai conectar, ao longo do percurso, diferentes sistemas de transporte, tais como metro, barcas, e também fazendo uma conexão com o terminal rodoviário, ambos aeroportos e o porto. Uma linha de monotrilho cruzando a cidade vai criar novas “áreas de troca”, próximas às estações que vão ser criadas, e vai ainda ajudar a redescobrir outras áreas atualmente abandonadas.
[Respondendo ao comentário de Cristovão Duarte, em http://rioguina.blogspot.com.br/2013/06/o-transporte-do-rio-pelo-metodo-patetico.html]
ResponderEliminarInformo que conhecia este projeto do monotrilho sobre o elevado, vi até um vídeo.
Pensei em fazer menção no meu texto, mas não consegui recuperar o link.
Na verdade, à época não me senti muito convencido de que a ligação entre os dois aeroportos por um modal diferente de todos os demais tivesse peso bastante no transporte de massa, que a área precisa.
A sugestão mesma do BRT Transbrasil por ali, para mim, é circunstancial. Minha proposta é que uma Linha Nova do Metrô atravesse a região, como coloquei em outras postagens deste blog.
Agradeço a colaboração, não só por relembrar a ideia, como pela informação sobre o desprezo absoluto que receberam, o que só corrobora as minhas observações sobre o "método patético" dos governantes do Rio...